| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Galliformes |
| Família: | Cracidae |
| Rafinesque, 1815 | |
| Espécie: | O. superciliaris |
O Aracuã-de-sobrancelhas é uma ave galiforme da família Cracidae. Como todos os representantes dessa família em vivem em grupos. Perambulam tanto pelas copas das árvores em pequenos vôos e aos saltos, mas também, desce bastante ao solo para forragear. Também conhecido como Aracuã Pequena.
Apenas pode ser encontrada no Brasil.
Mede cerca de 42 cm. de comprimento. Menor do gênero. Sobrancelha clara. Penas externas da cauda castanhas, centrais pardo oliva.
Vai ao chão com frequência para apanhar frutos, sementes, folhas e invertebrados.
Seus ninhos são feitos com folhas secas, ramos e gravetos em pequenas árvores. As fêmeas colocam até 3 ovos de coloração branca com manchas. O período de reprodução é de Dezembro a Fevereiro.
Habita a copa e o estrato médio nas bordas de florestas baixas, capoeiras, palmeirais e florestas de galeria. Vive em bandos pequenos. Caminha pelos galhos das árvores, pula entre os ramos e passa facilmente por entre os emaranhados da vegetação.
Encontrado exclusivamente no Brasil, entre Belém e o Piauí, estendendo-se em direção sul até o norte de Tocantins.